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Conheça 12 erros mais comuns nas transações das máquinas de cartão

Atualizado: 11 de Dez de 2018


O cliente pode ficar constrangido em uma transação de cartão de crédito ou débito que não foi realizada com sucesso nas máquinas de cartão.


Isso porque o cartão do titular pode estar sem o saldo suficiente para realizar esta transação com cartão. Mas você, que possui uma empresa, sabia que este não é a única razão dos erros nas maquininhas?


Não se preocupe. Por mais que sejam recorrentes, há soluções para diversos destes tipos de acontecimentos. De forma rápida e simples, seu funcionário pode aplicar resoluções para alguns erros recorrentes. No caso de ser um problema no cartão do consumidor, a sua loja deve saber informá-lo corretamente.


Para isso, é essencial conhecer o que é, e como acontece. Repasse as informações para a equipe do seu negócio também.


#Erro 01 – Venda não autorizada


Este é um erro comum. Sempre quando o banco emissor do cartão não autoriza a compra, se trata do erro 01.


Mas por que ele faz isso? Existe um sistema nos bancos que detecta se o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado. Caso ele entenda que a compra fugiu do padrão, por questões de segurança realiza o seu bloqueio.


Qual é a solução? A sua equipe pode orientá-lo a entrar em contato com a Central de Atendimento do banco para esclarecer o que está acontecendo.


#Erro 05 – Venda não autorizada


Este erro é aquele em que o cliente não tem saldo suficiente para efetuar a compra ou quando uma compra é suspeita. Desta forma, a venda não é autorizada.


Qual é a solução? Como se trata de um caso em que apenas o cliente consegue resolver, basta informá-lo o que está acontecendo. A sua equipe também pode orientá-lo a entrar em contato com a Central de Atendimento do banco caso tenha alguma dúvida.


#Erro 07 – Transação negada – Venda não autorizada


Quando o banco emissor do cartão não autoriza a transação, o erro 07 é um dos erros que podem ter ocorrido. Os motivos são por falta de limite ou quando a transação é suspeita.


Qual é a solução? A sua equipe pode orientá-lo a entrar em contato com a Central de Atendimento do banco para tirar as dúvidas.


#Erro 13 – Venda não autorizada


Neste caso, o lojista deve ficar atento se os valores e dados estão sendo digitados corretamente na maquininha de cartão. Isso porque o erro 13 ocorre quando há um erro do valor da venda em relação a forma de pagamento.


Qual é a solução? Verifique o valor do pedido e, em seguida, confira a forma de pagamento. Você vai verificar que não estão de acordo com o limite mínimo de cada parcela.


#Erro 10 – Não é permitido o envio do cartão

O erro 10 se refere à falta de liberação do estabelecimento ou instabilidade dos serviços da operadora de cartão (adquirente).


Qual é a solução? O lojista deve entrar em contato com a Central de Atendimento da maquininha de cartão.

Porém, para evitar que o erro se repita e que a máquina fique bloqueada por falta de liberação é importante fazer um teste com a maquininha antes de começar os trabalhos.


#Erro 11 – Venda com Parcelado tipo ‘2’ não habilitado

Se apareceu na maquininha erro 11 o cliente escolheu um limite de parcelamento que ultrapassa o estabelecido pela sua loja.


Qual é a solução? É simples: verifique o limite de parcelas do seu empreendimento na opção “Parcelado Loja” no menu da maquineta.


#Erro 41 – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão

Esse erro ocorre por dois motivos. Quando:

– O banco emissor bloqueia a compra porque o cartão está com limite estourado – A compra é bloqueada pelo banco porque a transação é suspeita.


Qual é a solução? Oriente o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para tirar as dúvidas.


#Erro 54 – Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

A transação não será realizada com sucesso caso o cartão esteja em desacordo com as suas normas de funcionamento.


Qual é a solução? Basta verificar com o cliente os números da validade do cartão e pedir o uso de outra forma de pagamento caso ele realmente esteja vencido.


#Erro 96 do cartão – Autorização negada

O erro 96 indica problemas de comunicação com a bandeira do cartão.


Qual é a solução? Refaça a operação após verificar a conexão da máquina. Entre em contato com a Central de Atendimento da máquina de cartão caso o erro persista.


#Erro 99 do cartão – Sistema do banco temporariamente fora de operação, por favor tente mais tarde

Como a própria mensagem deixa claro, o sistema do banco está temporariamente fora de operação.

Mas este erro também ocorre quando o número de parcelas excede ao cadastrado para o estabelecimento, ou quando a loja não tem a bandeira autorizada na maquininha.


Qual é a solução? Verifique se a bandeira de cartão é ou não autorizada antes de entrar em contato com a Central de Atendimento. Em caso positivo, é possível que a forma de parcelamento escolhido não esteja ativa. Verifique este dado também.


#Erro 213 do cartão – Não foi possível processar a transação


A transação não foi processada porque houve falha de comunicação com o banco emissor do cartão.


Qual é a solução? Primeiro passo: verifique a conexão da máquina de cartão para tentar novamente. Se persistir o erro 213, entre em contato com a Central de Atendimento da operadora para identificar a razão do problema.

#Erro 997 do cartão – Não foi possível processar a transação

Neste caso, podem ter ocorrido por duas razões:

– Falha na autenticação com banco; – Digitação dos dados do cartão errado pelo cliente.


Qual é a solução? Pergunte ao cliente se é possível utilizar outra forma de pagamento ou tentar novamente.

Esse artigo foi útil para você? Você pode minimizar prejuízos com divergências que ocorrem nas transações com cartão.


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